Ementa: 

Regime de capitalização simples, regime de capitalização composta, rendas, amortização

Componente curricular: Sistemas e Processos de Gestão.
Curso: Processos Gerenciais.
Semestre: 2024-01.
Professor: Alexandre Lima.

Ementa: Desenvolvimento de competências gerenciais e da visão holística adquirida no decorrer do curso. Simulação de um ambiente empresarial ou de empreendedorismo social. Revisão e integração dos conceitos utilizados na área de processos gerenciais: princípios de gestão, gestão de operações e cadeia de suprimentos, finanças, marketing, sistemas, gestão de pessoas e empreendedorismo e inovação.

Ementa: Importância das cadeias de suprimento na atualidade e suas tendências. Estratégia logística. Logística Integrada. A logística nos diversos setores da economia. O gerenciamento da cadeia de suprimentos. Distribuição física de produtos. Movimentação e armazenagem. Gerenciamento de custos logísticos. Gestão da Cadeia de Suprimentos.


AVEA do componente de Gestão de Marketing. Turma PG-2.

O componente visa possibilitar ao/a estudante condições para a compreensão e aplicação do composto de marketing, proporcionando-se assim, o conhecimento das ferramentas de marketing e das estratégias das empresas voltadas para o mercado.

Ementa: relações interpessoais e relações em grupos: a complexidade das relações humanas. Competências necessárias aos profissionais: liderança, comunicação, negociação, empatia, flexibilidade, foco em resultados, relacionamento interorganizacional. O contexto profissional: planejamento de carreira com base no mundo do trabalho atual.